quinta-feira, 28 de abril de 2011

Devastation (Texas)



O Devastation texano (existem mais 3 bandas americanas com o mesmo nome) em seu debut Violent Termination (1987) soa mais como uma banda amadora do que qualquer coisa. O que realmente atrapalha as possíveis boas idéias que a banda possuía já nesse debut é a péssima gravação, tão ruim quanto qualquer demo-tape perdida do começo ou final dos anos 80. Algumas músicas como Massive Devastation são interessantes e levemente marcantes, principalmente devido aos vocais, que são basicamente falas colocadas em cima das músicas, o que dá até um toque original embora faça parecer que não há energia envolvida no processo musical da banda.


Nos primeiros cinco segundos da faixa Eye For An Eye você já nota a diferença da qualidade do segundo álbum do Devastation Signs Of Life (1989) para o primeiro Violent Termination. Com uma gravação muito melhor, com um vocal agora gritado (e não falado, como no primeiro disco) e, principalmente, com músicas muito mais convincentes, o álbum Signs Of Life é uma excelente pedida para fãs do thrash metal americano fora da bay area, do final dos anos 80. Embora não seja realmente um disco devastador, com certeza possuí seus momentos.


Em 1991 foi lançado o terceiro e último disco do Devastation, um avanço inquestionável na carreira da banda em todos os sentidos. O Idolatry é um álbum intenso, mais maduro e muito, mas muito mais pesado que os anteriores. Parte disso se deve a gravação excelente (feita por ninguém menos que Scott Burns) que criou uma parede sonora impenetrável com riffs extremamente bem trabalhados. Músicas como Forsaken Hatred e Souls Of Sacrifice mostram um lado sombrio, intrigante, extremamente veloz e pesadíssimo que o Devastation nunca tinha conseguido mostrar com seus lançamentos anteriores, isso sem falar do vocal do Rodney Dunsmore, que evoluíu de maneira drástica e esta muito mais agressivo do que anteriormente, além da própria sonoridade e maturidade da banda, que torna esse disco até próximo ao death metal. Idolatry é um disco simplesmente espetácular, um dos últimos momentos brilhantes do thrash metal.

Em 2008, o Idolatry foi relançado em vinil com uma nova capa e regravações excelentes para 3 músicas do álbum Signs Of Life, foi feita uma nova capa para o álbum, uma atualizada na original que ficou simplesmente absurda:


A banda voltou a ativa e planeja lançar um novo álbum, confiram alguns vídeos (das faixas regravadas) banda na atualidade:

Tomorrow We Die:
Desolation:

Pra fechar, aquela que na minha opinião é a melhor música da carreira do Devastation:

Forsaken Hatred:

Nenhum comentário:

Postar um comentário