sábado, 14 de maio de 2011

Heathen - discografia comentada



O primeiro álbum do Heathen não é apenas um típico álbum de thrash americano oitentista. O destaque positivo desse álbum vai para os excelentes vocais do David Godfrey, que possuem um toque mais melódico mas ainda assim mantém a agressividade. Já na parte músical a banda ainda estava meio "verde" nessa época, a ponto de não haver nenhum destaque em especial musicalmente (exceto talvez por faixas como Goblins Blade ou Open The Grave, provavelmente as melhores do álbum) , mas pelo menos isso torna o álbum mais focado e melhor para se ouvir na íntegra. Se, de qualquer maneira possível, você pudesse unir os álbuns Walls Of Jericho do Helloween e Bonded By Blood do Exodus em um só, provavelmente saíria algo parecido com o Breaking The Silence.

Set Me Free (cover do The Sweet):


Muitas pessoas tem o costume de comparar o segundo álbum do Heathen Victims Of Deception com o ...And Justice For All do Metallica, eu particularmente acho isso meio bizarro já que não consigo ver nenhuma semelhança entre esses 2 álbuns que não seja a longa duração das faixas no geral. O Victims Of Deception é um dos melhores discos de thrash metal lançados nos anos 90, é thrash com classe, com músicas longas mas nunca maçantes. Com uma gravação bem clara e nítida, músicas muito bem construídas (não tão rápidas e cruas quanto as do Breaking The Silence) e com vocais bem mais balanceados, posso dizer que esse é um verdadeiro caso de disco injustiçado, pois deveria ser visto hoje como um clássico do thrash metal tanto quanto os outros mais considerados que saíram na mesma época.

Infelizmente não há vídeos disponíveis da banda ao vivo nessa puta fase, uma pena.

Opiate Of The Masses (ao vivo no Thrash Of The Titans 2001):


Timeless Cell Of Prophecy (ao vivo 2010):





Depois de quase duas décadas, o Heathen finalmente voltou para o tão aguardado lançamento do seu terceiro álbum em 2009. A primeira faixa Dying Season soa como qualquer faixa do debut Breaking The Silence só que de uma maneira bem mais atual e marcante, mas o álbum não para por aí. As músicas seguintes possuem vários detalhes interessantes, e mesmo com o guitarrista Lee Altus atuando no Exodus, ele ainda manteve os riffs característicos originais de sua própria banda para esse lançamento. O vocal do David Godfrey soa um pouco mais cansado mas nada que afete muito o resultado final. O Victims Of Deception ainda fica com o posto de melhor álbum do Heathen, mas o The Evolution Of Chaos não fica muito atrás e é uma continuação mais do que lógica na carreira da banda, principalmente após tantos anos fora da cena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário