domingo, 29 de maio de 2011

Entombed - Death Metal


É difícil tentar resumir em poucas palavras a importância desse disco em toda a cena do metal extremo na Europa. Vindos da Suécia, o embrião do Entombed surgiu da união de ex-membros do Morbid (Uffe Cederlund e Lars-Göran Petrov) junto com os que permaneceram no Nihilist após a saída de Johhny Hedlund (que depois faria fama no Unleashed). O debut, lançado em 1990 foi o início de tudo o que seria reconhecido mundo afora como death metal sueco, com uma sonoridade extremamente ríspida e brutal, gerou um monte de "crias" na cena Suéca de bandas que até hoje mantém a cena de lá como uma das maiores do mundo quando o assunto é metal extremo. Independente do que você pense sobre os álbuns recentes do Entombed, Left Hand Path é um ítem indíspensável para fãs do estilo, com alguns dos maiores hinos do Death Metal como Revel In Flesh, When Life Has Ceased, But Life Goes On, e a épica faixa-título. Um verdadeiro clássico do metal da morte.





O segundo álbum do Entombed possuí uma história interessante. A banda teve problemas com o vocalista original LG Petrov e o dispensaram pouco tempo após o lançamento do clássico Left Hand Path, anunciando em seguida o vocalista Johnny Dordevic que foi meio mal interpretado por todos na cena européia na época. Após alguns anos foi revelado que o verdadeiro vocalista do Clandestine foi na verdade o baterista Nicke Andersson (que hoje faz sucesso como frontman do Hellacopters). O álbum não soa tão macabro quanto o debut Left Hand Path, ele é mais como uma amostra exemplar do caminho que o death metal suéco iria seguir da metade dos anos 90 até hoje. Mesmo considerando Clandestine como um clássico do death metal, com verdadeiras pedradas como Sinners Bleed e Blessed Be eu percebo que em algumas músicas mais ambiciosas a banda já estava demonstrando o caminho que iria seguir se distanciando um pouco do death metal tradicional clássico, o que depois se tornaria uma constante em toda a discografia do Entombed.

Nota: a versão nacional em CD do Clandestine (com o logo amarelo) possuí uma gravação horrorosa, com um chiado estridente que acaba com qualquer boa impressão que você queira ter do disco. Apesar da versão nacional ter um preço mais acessível, vale bem mais a pena guardar dinheiro para arrumar uma versão importada mais cara ou até mesmo o disco em vinil do álbum.


Após poucos shows com o Dordevic nos vocais, o vocalista original Lg Petrov resolveu seus problemas com a banda e retornou no meio da tour do Clandestine, inclusive gravando um show que foi lançado em DVD.

Living Dead/Revel In Flesh:
Sinner Bleed:

Nenhum comentário:

Postar um comentário