segunda-feira, 5 de março de 2012

TOP 100 - Melhores músicas de Heavy Metal Parte 8


Essa é uma lista criada a partir do meu gosto pessoal para as 100 melhores músicas de heavy metal que considero atualmente.

21)Razor - Forced Annihilation (1987)

Em 1987 o Razor estava passando por certos problemas na industria musical, lançando então seu quinto trabalho Custom Killing de maneira independente no Canadá, único pais em que o disco foi lançado. Isso é realmente uma pena pois foi a partir daqui que a banda começou a fugir da fase mais clichê do metal oitentista e criou um disco que em sua maioria é composto por épicos thrashers, sendo Forced Annihilation uma das mais diretas ainda que muito bem trabalhada, com um refrão simplesmente escroto de tão animal!



22)Voivod - Tribal Convictions (1988)

Imagino o choque que muitos fãs do Voivod devem ter sentido na época em que o Dimension Hatross foi lançado. Nada mais daquele punk-metal podre do War And Pain, nem daquele thrash de esgoto do Rrroooaaarrr, nem daquela anarquia thrash técnica do Killing Technology, a banda em seu quarto álbum inovou trazendo elementos progressivos e unindo a poucas partes mais thrash, com riffs dissonantes jamais vistos antes dentro da história do estilo. Momento de importância história para o heavy metal, apenas isso.



23)Morbid Angel - Chapel Of Ghouls (1989)

O debut do Morbid Angel pode ter sido o mais carniceiro e desgraçado de toda a carreira da banda, mas ainda dava espaço para músicas monstruosas e mais climáticas como Chapel Of Ghouls. Apesar da mensagem da banda ser direta e simples, essa faixa carrega um ódio tão absurdo contra a religião, acompanhado de coros blasfêmicos e uma parte totalmente decadente que jamais foi vista novamente no death metal. Obrigatório para qualquer fã do estilo.



24)Amorphis - The Castaway (1994)

A fase inicial do Amorphis na primeira metade dos anos 90 foi um dos maiores suspiros do metal naquela época. Considero o álbum Tales From The Thousand Lakes o melhor de metal lançado na Finlândia. O death metal da banda nunca foi dos mais pesados, ao invés disso a banda preferiu desenvolver sua música com toques orientais, linhas vocais limpas em contraste com o gutural, e guitarras muito marcantes em faixas sensacionais - da qual considero The Castaway como a melhor.



25)Motorhead - Live To Win (1980)

Apesar de todo o respeito que tenho por qualquer formação do Motorhead, ainda acho a fase clássica com Lemmy-Clark-Animal incomparável. Live To Win pertence ao clássico Ace Of Spades e é uma música tão soberba, tão cheia de atitude, tão rock n roll e tão heavy metal que até assusta. Isso aqui é rock tocado por quem vive o que escreve até o pé da letra, em uma época totalmente contra qualquer tipo de moralidade que for, feita ainda por um dos pilares principais do estilo.



26)Sabbat - Do Dark Horses Dream Of Nightmares? (1989)

O Sabbat foi de fato uma das bandas mais originais (se não a mais original) do thrash metal inglês, mesclando a agressividade e velocidade do thrash com uma imagem folk-pagã realmente única na história do heavy metal. Diferente do som apresentado no debut do Skyclad, nessa época o que valia mesmo era a mais pura velocidade tanto nos riffs variados quanto nas linhas vocais do Martin Walkyier, criando assim esse tremendo épico thrasher conceitual.



27)Rainbow - Tarot Woman (1976)

Após uma introdução meio psicodélica e sombria, o álbum Rising se inicía com essa monstruosa faixa que é uma das mais marcantes da carreira da banda na minha opinião. A banda contava com um tremendo "dream team" nessa época, embora o maior destaque ao meu ver era mesmo o Ronnie James Dio, que cantava aqui mudando de notas mais graves para outras cheias de feeling com uma naturalidade incrível.



28)Overkill - Blood Money (1991)

Injustiça provavelmente é o adjetivo mais adequado para essa faixa presente no álbum Horrorscope. Após a saída do guitarrista original Bobby Gustaffson, o Overkill ficou ainda mais impiedoso com 2 guitarras, e nessa época a banda estava trincando para lançar essa música velocíssima cheia de variações. Nem sei como comentar direito sobre a performance do Bobby Blitz aqui, por quê o tanto que o cara grita vai fora do senso humano comum.



29)Black Sabbath - Sabbra Cadabra (1973)

Diz a história que nas gravações do Sabbath Bloody Sabbath a banda dividiu o estúdio com o Yes (que na época estava para lançar o Close To The Edge). Aí que Ozzy convidou o Rick Wakeman (segundo palavras do próprio era o único da banda que ele suportava) para uma participação no disco, e é nesta incrível faixa que o Rick Wakeman faz a melhor performance, sem falar das linhas vocais dramáticas do Ozzy Osbourne no final da música que termina com um mezzo-folk-mezzo-jazz.



30)Blind Guardian - The Last Candle (1991)

O começo da influência mais folk no power metal do Blind Guardian teve ínicio na época em que esta música foi lançada no álbum Tales From The Twilight World. Porém, na faixa final The Last Candle o que se vê é uma música poderosíssima, com uma das performances vocais mais fortes do Hansi Kurch que explodem no magnífico refrão de uma maneira explêndida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário