segunda-feira, 12 de março de 2012

TOP 100 - Melhores músicas de Heavy Metal Parte 9


Essa é uma lista criada a partir do meu gosto pessoal para as 100 melhores músicas de heavy metal que considero atualmente.

11)Slayer - At Dawn They Sleep (1985)

Na época do álbum Hell Awaits o Slayer começou a criar algumas estruturas musicais um pouco mais ambiciosas do que no debut, ainda mantendo aquela atmosfera malígna e muitíssimo pesada do ínicio de carreira da banda. Isso resultou em um dos álbums mais malditos criados dentro do thrash metal, algo bem mostrado na faixa At Dawn They Sleep, que possui um andamento lento e muito carregado, culminando num coro "kill...kill" até explodir no seu final em uma das mais rápidas do disco. Essas qualidades de fato tornaram esta música um épico do Slayer (se é que tal adjetivo possa ser usado para a banda) felizmente ainda lembrado pela banda.



12)Vio-Lence - Bodies On Bodies (1988)

Essa música é a que mais exemplifica a frase "Good Friendly Violent Fun" dentro de toda a história do thrash metal. Tente encontrar outra que fale sobre tanta desgraça tão violentamente divertida quanto essa, que a briga vai ficar feia. Parte disso se deve a energia incontrolável do Vio-Lence em seu ínicio de carreira, e aos vocais do Sean Killian que dão um contraste original e muito divertido na música. Isso sem falar da parte final que é simplesmente impossível não se imaginar num circle-pit gigantesco pogando como se fosse a única razão da vida.



13)Iron Maiden - Rime Of The Ancient Mariner (1984)

Entre os épicos de final de álbum que viraram uma constante nos álbums do Iron Maiden nos anos 80, Rime Of The Ancient Mariner parece ser sempre uma das mais celebradas. Justiça pura, pois é de fato uma música com o bom gosto e a criatividade imperando em cada instrumento, a cada detalhe, a cada mudança vocal, passando pelo clima assustador em sua metade e explodindo com um dos solos mais históricos já criados pela donzela. Clássico é pouco para uma música tão absurda de fenomenal.



14)Black Sabbath - Neon Knights (1980)

Memso totalmente fora do esquema Black Sabbath que todos estavam acostumados, essa foi a faixa que ditou o rumo que o Sabbath tomaria no ano de 1980 junto com Ronnie James Dio nos vocais, lógicamente por ser a abertura do álbum. Essa faixa magistral possui uma das performances vocais mais dramáticas e agressivas (somente o Dio mesmo para conseguir unir essas 2 caracteristicas em uma só voz) acompanhadas de uma energia fora do comum, isso sem falar daquele que é um dos solos mais brilhantes criados pelo Tony Iommi.



15)Sepultura - Dead Embryonic Cells (1991)

Tenho um respeito muito especial por esta faixa poderosíssima do Sepultura por ter sido a primeira música de metal extremo que gostei na minha vida. Dead Embryonic Cells tem elementos que mostram o quanto o thrash metal pode ser bem desenvolvido dentro de suas tradições, com muitas partes variadas e totalmente marcantes, um verdadeiro marco na história do metal brasileiro. Apenas ouça a parte pegada dos riffs no final e tente a missão de ficar com a cabeça parada com essa pedrada.



16)King Diamond - A Mansion In Darkness (1987)

O Abigail foi um dos momentos mais bonitos, criativos e salvadores do heavy metal tradicional lá pro final dos anos 90, isso é algo difícil de ver alguém discordar. A Mansion In Darkness não foge a regra, sendo uma faixa de extrema importância no desenvolver do disco e por possuir uma das linhas de bateria mais marcantes, criadas pelo mestre Mikkey Dee em sua melhor fase. Quanto ao King Diamond parece até perda de tempo falar sobre o que todos sabem, uma variação vocal suportada por uma gravação linda e clara levada totalmente a outro nível ainda para ser superado.



17)Emperor - I'am The Black Wizards (1994)

I'am The Black Wizards foi uma das primeiras músicas criadas pelo Emperor e de fato uma das mais importantes de todo o black metal. Apesar de a gravação não ajudar muito talvez na primeira escuta (algo também necessário pois é tradição dentro do black metal desta época), essa faixa possui alguns dos riffs mais assustadores e introspectivos de todos os tempos, culminando em um final apoteótico épico que é de tirar lágrimas.



18)Anthrax - Gridlock (1990)

Apesar de pouquíssimo lembrada pela banda, a faixa Gridlock é uma das mais pesadas tanto musicalmente quanto liricamente da banda. Em poucos minutos a banda conseguiu admnistrar riffs perfeitos, uma bateria muitíssimo pesada e uma crítica direta para aquele tipo de filho da puta que normalmente sempre encontramos em nossas vidas, coisa de fácil identificação mesmo. Pegada incrível em mais uma pérola do thrash metal, é simplesmente isso que esta faixa tem a oferecer.



19)Manowar - Secrets Of Steel (1983)

O álbum Into Glory Ride foi de fato muito surpreendente para uma banda que havia acabado de iniciar sua carreira. Creio que entre todos os álbuns do Manowar, esse seja o que possui o maior número de épicos criados pela banda, além de contar com a performance vocal mais variada e tocante feita pelo Eric Adams, algo que pode ser perfeitamente exemplificado na faixa Secrets Of Steel. As linhas vocais realmente são de impressionar, tudo isso carregado por uma base musical extremamente criativa e hipnotizante, definitivamente uma das melhores que a banda já fez.



20)Judas Priest - Metal Meltdown (1990)

A maioria das grandes bandas de heavy metal entraram no começo dos anos 90 lançando seus discos mais pesados até então. O Judas Priest já havia dado uma prévia com a faixa-título do álbum anterior Ram It Down de que o rumo que a banda estava tomando na metade dos anos 80 poderia não ser exatamente o certo, e isso foi consolidado no lançamento do clássico Painkiller. Metal Meltdown é provavelmente a música mais estupidamente desenfreada e desesperada da carreira da banda, isso pra não dizer de todo o estilo. A impressão que passa ao escutar essa faixa é de que você esta numa tensão de 5 minutos com uma bomba-relógio pronta pra explodir e destruir você e tudo mais a sua volta, coisa que só mesmo mestres do estilo após tantos anos conseguiriam ainda oferecer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário