quarta-feira, 18 de abril de 2012

TOP 100 - Melhores músicas de Heavy Metal Parte Final


Essa é uma lista criada a partir do meu gosto pessoal para as 100 melhores músicas de heavy metal que considero atualmente.

01)Black Sabbath - N.I.B. (1970)

Seria totalmente incerto de minha parte terminar a primeira posição com outra banda, isso é fato. Obrigação para 100% de todos os headbangers no mundo, o Black Sabbath foi a primeira banda de metal na história, e logo em seu início lançou aquela que ao meu ver pode figurar no topo como a melhor e mais importante música do estilo. N.I.B. possuí um riff tão, mas tão marcante que desde a época ecoa na cabeça de todos os fãs da música pesada, acompanhado por um Ozzy ainda novo cantando sobre a paixão de Lucifer por uma mulher em declarações que combinadas com sua voz na época soa totalmente obscuro, com um leve toque de humor negro que se espalhou pelo estilo que conhecemos como praga até hoje. Tudo o que veio deriva deste clássico, sem dúvidas, a melhor de todos os tempos.



02)Megadeth - Tornado Of Souls (1990)

Tive sempre o Megadeth como minha banda favorita quando era adolescente, provavelmente por ter sido a primeira a me ter feito escolher esse estilo músical como obrigação naquela época. De primeira a música Tornado Of Souls me deixou um pouco confuso - a música era totalmente quebrada e fora do tempo, mas tinha algo ali que causava uma sensação agradável, que foi crescendo cada vez mais e mais sempre que eu escutava. As linhas vocais embora atípicas eram (e ainda são) totalmente diferentes de tudo que tinha escutado, e como são tão perfeitas, isso eu ainda não sei dizer. Lógico que não tenho como terminar sem falar sobre o solo do Marty Friedman, que pra mim leva fácil o prêmio de melhor de toda a história do heavy metal - a combinação da técnica e da melodia incrível, com tanta energia, é coisa fora do comum mesmo, sobrenatural.



03)Mercyful Fate - Satan's Fall (1983)

O Mercyful Fate teve uma importância tão grande na minha vida metálica que não havia como deixar a banda fora do top 3, e tampouco há maneira melhor de exemplificar isso do que na música de maior duração da carreira da banda. Lembro de quando era adolescente e vibrava em cada uma das partes desse épico sobre a queda de satã (ou não?...) desde a bateria totalmente quebrada (típica do metal europeu, ainda novo pra mim) até todas as partes vocais detalhadas, até a esbórnia descarada na metade, até o final que era impossível não vibrar...enfim, tudo, todos os ingredientes possíveis para se fazer música boa ao meu ver foram usados (e abusados) dentro deste verdadeiro clássico, um dos pilares do estilo, uma das melhores de todas, apenas isso.



04)Candlemass - A Sorcerer's Pledge (1986)

Representando o ínicio do doom metal na metade dos anos 80, o Candlemass deixou praticamente todas as bandas comendo poeira e subiu para o topo graças a músicas como essa saideira do debut, A Sorcerer's Pledge. Nessa época quem cantava na banda era o Johan Lanquist, que ofereceu sua voz extremamente tocante para o heavy metal apenas neste lançamento. Coisa nítida na introdução emocionante, no desenvolver desse épico sensacional e culminando no final com um coro feminino que se não lhe tirar lágrimas nas primeiras escutas de fato não será por culpa do talento da banda.



05)Coroner - Nosferatu (1987)

A única música instrumental da minha lista entrou logo na quinta posição e não foi por nenhuma falta de razão não. Apesar de fazer parte do primeiro disco do Coroner, a banda já possuía tanto talento desde o ínicio que conseguiu criar essa música melancólica, técnica, thrasher, marcante que pode ser fácilmente classificada como a melhor que a banda já fez. Nosferatu consiste em 3 partes, sendo que uma banda menor que tivesse criado sequer uma delas (ainda com vocais) já teria garantido seu espaço dentro do metal com uma boa divulgação.



06)Cannibal Corpse - Addicted To Vaginal Skin (1992)

Considerada uma das bandas mais clássica do death metal, o Cannibal Corpse simplesmente deu um passo ao topo do death metal em 1992, com o lançamento do Tomb Of The Mutilated, o álbum mais chocante de toda a carreira da banda. O som praticado aqui abriu portas para uma banda muito, mas muito mais absurda e totalmente fora dos limites. A faixa Addicted To Vaginal Skin é uma devastação sonora com mudanças de andamentos tão inesperadas, com uma letra tão doentia (e a introdução???) - no mais, um épico do metal sensual, apenas isso.



07)Devastation - Forsaken Hatred (1991)

O Devastation foi um dos destaques do thrash metal na cena texana ao lado de outras bandas como Rigor Mortis, lançando 2 bons álbuns nos anos 80. A maioria dos thrashers devem ter sido pegos de surpresa nos anos finais do estilo com o lançamento do terceiro álbum Idolatry, produzido pelo Scott Burns e com um som muito mais carregado, trabalhado, intenso e inteligente do que tudo que a banda havia feito antes. Forsaken Hatred é uma música furiosa, equivalente a uma porrada no estômago de tão pesada, um dos momentos mais lindos dos anos 90, de fato.



08)Bathory - Enter The Eternal Fire (1987)

Considerada um clássico do black metal em seus primórdios, Enter The Eternal Fire é uma música muito diferente do que o Bathory vinha apresentando até o lançamento do álbum Under The Sign Of A Black Mark. A música tem uma levada totalmente arrastada, com um ritmo totalmente hipnotizante apoiado pela gravação podre mas audível que era e sempre foi característica do estilo desde aquela época. Parece estranho dizer mas essa combinação da gravação e música faz você ter a impressão de que esta mergulhado em um mar de lava caminhando para a danação eterna.



09)Metallica - Creeping Death (1984)

O álbum Ride The Lightning é na minha opinião o ápice do thrash metal em seus primeiros anos de vida. O que realmente conta muito a favor da minha escolha para Creeping Death como uma das melhores músicas de todos os tempos é a intensidade que a banda conseguia colocar nessa música pesadíssima, além da temática totalmente fora dos padrões do metal. Pra achar outra música com um coro tão simples mas tão marcante reamente o cara precisa tentar.



10)Virgin Steele - Twilight Of The Gods (1995)

Apesar de nunca muito considerado pelo grande público no heavy metal, o Virgin Steele sempre foi uma de minhas bandas preferidas dentro do metal tradicional por diversos pontos que batem de frente (e até superam) muitas outras bem mais consideradas dentro do estilo. A faixa Twilight Of The Gods veio já depois de um bom tempo desde que a banda começou, e une dentro de apenas uma faixa ótimos riffs, uma ponte marcante, um refrão simplesmente de tirar lágrimas, um solo de guitarra simples mas muito, muito marcante e um final totalmente explosivo, como se a banda quisesse reunir todo seu talento de anos em uma faixa apenas.


2 comentários:

  1. Cara, pra você ver como são as coisas. Estava procurando alguns albuns do Dark Angel e caí em seu blog antigo, o Metal Legacy Sp. Fiquei triste uma interface tao moderna (e bonita) o blog tenha terminado. Enfim, fui conferir os novos trabalhos dos dois colaboradores daquele blog. Muito legal saber que vocês diversificaram em relação ao que faziam lá sem abrir mão do Heavy Metal nas publicações. Bom, listas dizem por aí, são polêmicas. Mas só pra quem nao tem mente aberta e perceber que são opinioes e nao regras gerais. Sua lista é fantástica. Poderia citar dezenas de bandas que provavelmente você gosta, mas nao colocou, pois a vibe dessa sua lista é mais peso com trabalhos das cordas em primeiro lugar(vou chutar que até deve ser guitarrista ou baixista :P). Mas pra mim, ler listas é sempre conhecer algo que não tive a oportunidade de ouvir/conhecer antes. Meu navegador ficou um pouco lento pela qtidade de abas que abri... hahaha. Demais brother. Bom Trabalho e meu feedback tá garantido! \m/ Até mais Brother in Metal \m/

    ResponderExcluir